Metodologias Ativas de Aprendizagem
Esse curso está organizado a partir de três objetivos centrais:
- Entender o que são metodologias ativas e como elas se articulam com a BNCC.
- Rever as principais concepções de ensino e aprendizagem e articulá-las às metodologias ativas de aprendizagem.
- Conhecer algumas das principais metodologias ativas de aprendizagem.
Para quem este curso é indicado:
Professores que visam dar um passo importante na sua formação continuada, objetivando buscar resultados eficazes no ensino de seus alunos.
Conteúdo:
Algumas das principais metodologias ativas de aprendizagem
Course Intro Video
Lições
Unidade 1 - Uma breve revisão das principais concepções de aprendizagem
Aula 1 - Contribuições da análise do comportamento à educação
Aula 2 - Piaget e a epistemologia genética
Aula 3 - Vygotsky e a psicologia genética
Aula 4 - Wallon: cognição e afetividade
Aula 5 - Ausubel e a aprendizagem significativa
Unidade 2 - Metodologias Ativas da Aprendizagem
Aula 1 - O que são e como surgiram as metodologias ativas de aprendizagem
Aula 2 - As metodologias ativas de aprendizagem: uma alternativa à prática tradicional
Aula 3 - As metodologias ativas de aprendizagem como potencializadoras da aprendizagem
Aula 4 - As metodologias ativas de aprendizagem e a formação de professores
Unidade 3 - As principais metodologias ativas de aprendizagem
Aula 1 - Sala de aula invertida
Aula 2 - Aprendizagem entre pares (colaborativa)
Aula 3 - Aprendizagem baseada em problemas
Aula 5 - Aula expositiva dialogada
Aula 6 - Tecnologias educacionais gratuitas
Unidade 4 - Ensino-aprendizagem baseada no desenvolvimento e na aquisição de competências e habilidades
Aula 1 - As orientações da BNCC para o ensino
Unidade 5 - A avaliação na perspectiva das metodologias ativas de aprendizagem
Aula 1 - Avaliação Formativa
Aula 2 - Avaliação Somativa
Aula 3 - Avaliação Contínua
Aula 4 - Avaliação de desempenho
Aula 6 - Avaliação Diagnóstica
Aula 7 - Avaliação baseada na solução de problemas
-
Sem comentários